terça-feira, 15 de maio de 2012

Chic: como usar botas

Ganhei do Dia das Mães a bíblia dos consultores de imagem e personal stylist o livro Chic: um guia de moda e estilo para o século XXI, de Gloria Kalil. O livro é praticamente um manual de sobrevivência pra quem quer ficar bem com o espelho. Tem que ter!
Olhe-se no espelho e seja realista.
Quais são seus pontos fortes?
Quais são as características físicas que deseja esconder?
Como chamar a atenção para o que você tem de mais bonito?
Com linguagem simples e acessível o livro ensina como a gente deve se portar diante da moda com inteligência, independência e personalidade. Pronto pra levar pra casa e fazer o papel de personal stylist no seu dia a dia, o livro custa R$114,90. 

Como tá chovendo e fazendo frio pensei que seria bem legal dar dicas de como usar botas com algumas informações (de forma resumida) encontradas no livro. Vem comigo!
Então, antes de escolher o seu modelo, você precisa saber:
Botas cortam a silhueta na horizontal. O que significa que, se você é a típica brasileira (com cerca de 1,60m de altura e quadris largos), vai parecer mais baixa e com as pernas mais grossas – seja o modelo de cano longo ou curto. A solução é usar calças ou meias-calças da mesma cor – regra que vale sempre.

Se você não abre mão das tradicionais de cano longo (montaria ou biker), há duas maneiras muito simples de usar: por dentro ou por fora da calça. Há uns anos, as botas por fora do jeans, como usou Anne Hathaway na última cena de O Diabo Veste Prada, eram o jeito certo de usar. Já mais recentemente, meias grossas e vestidos tomaram o posto. Para não errar: quando usar com calças skinny ou leggings (nunca com modelos folgados, ok? Você não quer ficar com a roupa embolada!), repito, use da mesma cor ou tonalidade bem próxima a do acessório.
Botas são calçados de inverno ou dias frios. É estranho usar durante o verão – e tem tanta sandália bonita, por que você vai querer usar uma bota?! Para os dias de chuva, as galochas estão liberadas o ano inteiro – só quando estiver chovendo, ok? Não é mais tão legal sair de galocha por aí com o dia ensolarado.
Decorou tudo? Então é hora de dizer: toda regra tem sua exceção. Botas diminuem sua altura? Sim, mas as de cano longo são a solução para os vestidos mídi, aqueles com o comprimento no meio da canela (que, diga-se, encurtam ainda mais a silhueta!): “é o único jeito de evitar os efeitos colaterais do mídi. Isso posto, vale tudo: bota caubói, de camurça, de couro”, ensina Gloria Kalil.
Os coturnos tem personalidade própría - são jovens, desafiadores e trazem um gostinho de rebeldia. Mas ficam lindos e quebram o romantismo exagerado se usados com vestidos florais e fluídos.

Se você é fã de sertanejo universitário, tudo bem usar por cima dos jeans, vai – em Roma faça como os romanos! Caso contrário, tenha em mente que é um acessório que chama bastante a atenção (mais do que um modelo montaria, por exemplo). Prefira looks monocromáticos em que só as botas se destaquem, ou assuma o folk como inspiração e complete a produção com vestidos floridos e soltos.

Fonte: Chic, de Gloria Kalil

4 comentários:

  1. Gostei do post! Tenho visto muito look errado com botas, principalmente encurtando ainda mais o tamanho das mulheres.

    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Renata,
    Adorei. Aprendi tudo.
    Amo botas e agora vou usa "sem medo de ser feliz" rsrs.
    Um beijo
    Fernanda Machado

    ResponderExcluir
  3. Queria taaaaanto saber onde comprar galochas legais como essas da foto na Grande Vitória. Povo de Canela Verde sofre!!!

    ResponderExcluir